A Sigma Tratamento de Águas possui solução completa de equipamentos para remoção de lodo, atendendo às necessidades de cada processo. A Engenharia da Sigma realiza um trabalho contínuo no desenvolvimento de equipamentos, visando a elevada qualidade do flotador e o desempenho excepcional no atendimento à necessidade de cada cliente, garantindo e protegendo as etapas seguintes do processo de tratamento de águas e efluentes.

A decantação ou sedimentação é uma das etapas do processo do tratamento da água e de resíduos, podendo ser adotada tanto em ETAs (Estações de Tratamento de Água), quanto em ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), empregado em sistemas para saneamento básico ou aplicações industriais. O removedor de lodo é um equipamento tipo raspador que proporciona alta remoção de sólidos sedimentáveis do fundo do decantador, bem como remoção de sólidos flotados e escumas.

De modo geral, os decantadores circulares são dotados de removedores mecanizados para garantir a eficiência de separação entre o sólido e o liquido, sendo que o afluente entra no decantador por meio da tubulação central ou lateral. Desta forma, os sólidos sedimentáveis são conduzidos ao fundo do decantador, promovendo o manto de lodo, sendo removidos pelas lâminas do removedor circular, que raspam o fundo em forma de rotação, e direcionados ao poço central de coleta de lodo. Neste poço, todos os resíduos são retirados pela tubulação de drenagem.

A Sigma possui diversas tecnologias e concepções de equipamentos para remoção de lodo, de acordo com as características e necessidades de cada projeto e com mecanismos dedicados à necessidade singular de cada processo. Por meio do esforço e dedicação em garantir um processo de seleção confiável e eficiente, a Engenharia da Sigma oferece um amplo portfólio de layout e perfis que são adaptados às necessidades locais de cada processo, garantindo a proteção das instalações nas etapas posteriores. A maior parte dos nossos equipamentos é construída em monoblocos, permitindo uma integração perfeita com estações novas ou existentes, em que todos os projetos são simulados e/ou testados em fábrica, para uma operação contínua de alto desempenho e confiabilidade nos sistemas de tratamento de águas e efluentes.

Tecnologia de Removedores de Lodo Circulares

Sucção (Acionamento Central ou Periférico)

Raspador de Fundo (Acionamento Periférico)

Raspador de Fundo (Acionamento Central)

Raspador de Fundo com Levantamento de Braço (Acionamento Central)

Conte com a Sigma para tirar seus projetos do papel

entre em contato