A Sigma Tratamento de Águas possui um amplo portfólio de equipamentos para a remoção de lodo, atendendo às necessidades de cada processo. A Engenharia da Sigma realiza um trabalho contínuo no desenvolvimento de equipamentos, visando a elevada qualidade e o desempenho excepcional no atendimento à necessidade de cada cliente, garantindo e protegendo as etapas seguintes do processo de tratamento de águas e efluentes

A decantação ou sedimentação é uma das etapas do processo do tratamento da água e de resíduos, podendo ser adotada tanto em ETAs (Estações de Tratamento de Agua), quanto em ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), empregado em sistemas para saneamento básico ou aplicações industriais. O removedor de lodo é um equipamento tipo raspador que proporciona alta remoção de sólidos sedimentáveis do fundo do decantador, bem como remoção de sólidos flotados e escumas.

De modo geral, o removedor retangular, montado em tanques de mesmo formato, possui o passadiço tipo ponte rolante que se movimenta longitudinalmente sobre trilhos, cobrindo todo o comprimento do tanque. Os braços raspadores de lodo e de escumas são fixados ao passadiço, acompanhando o movimento de translação da ponte, raspando e direcionando o lodo decantado/sedimentado ao poço de coleta que, normalmente, fica localizado na extremidade de entrada do líquido no tanque, enquanto a água clarificada sai pela extremidade oposta. O lodo flotado ou escuma são encaminhados através dos raspadores de superfície para o poço de scuma ou skimer. Além das pontes rolantes convencionais, os mecanismos de remoção de lodo para decantadores retangulares podem ser dotados de sistema de correntes e/ou flutuantes.

A Sigma possui diversas tecnologias e concepções de equipamentos para remoção de lodo, de acordo com as características e necessidades de cada projeto e com mecanismos dedicados à necessidade singular de cada processo. Por meio do esforço e dedicação em garantir um processo de seleção confiável e eficiente, a Engenharia da Sigma oferece um amplo portfólio de layout e perfis que são adaptados às necessidades locais de cada processo, garantindo a proteção das instalações nas etapas posteriores. A maior parte dos nossos equipamentos é construída em monoblocos, permitindo uma integração perfeita com estações novas ou existentes, em que todos os projetos são simulados e/ou testados em fábrica, para uma operação contínua de alto desempenho e confiabilidade nos sistemas de tratamento de águas e efluentes.

Tecnologia de Removedores de Lodo Retangulares

Raspador de Fundo

Sucção

Flutuante

Corrente de Raspagem

Conte com a Sigma para tirar seus projetos do papel

entre em contato