Desarenadores

Todo processo de tratamento de água e efluentes requer uma atividade preliminar de remoção da areia presente no meio líquido a ser tratado. Este resíduo pode danificar as tubulações e equipamentos das etapas seguintes do tratamento, além de não ser permitida a presença de areia no resultado final do efluente tratado.

O processo de separação do resíduo ocorre principalmente por sedimentação gravitacional, que pode ser acelerada por meio de mecanismos como hidrociclone, sistema de aeração e sistema tipo vórtex.

A sedimentação dos grãos de areia se dá em razão da sua maior densidade em relação ao líquido, sendo a areia depositada no fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica, de menor densidade e sedimentação mais lenta, permanece em suspensão, seguindo para as unidades posteriores do processo de tratamento.

A remoção da areia sedimentada no fundo do tanque pode ser realizada por meio de bombeamento, sistema air-lift, raspadores ou roscas transportadoras.

Algumas tecnologias permitem ainda a remoção de gordura concomitantemente com a remoção da areia, reduzindo a carga orgânica a ser depurada nas etapas seguintes do tratamento.
Abaixo encontram-se as principais tecnologias de separação e remoção de areia.

Tecnologia de Desarenação

Concentrador e Clarificador de Areia

Classificador de Braços Oscilantes

Seção Quadrada

4-1

Vortex

Longitudinal com Remoção por Air Lift
ou por Bombeamento

Baixe a lâmina deste equipamento

[email-download download_id=”1254″ contact_form_id=”dfb683d”]

Comece seu projeto agora mesmo

Entre em contato com nossa equipe e solicite sua cotação agora mesmo.
Ficaremos muito satisfeitos em participar do seu projeto. 

Entre em contato conosco

Dúvida sobre algum produto ou solução?

Utilize o formulário ao lado que nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.

Rolar para cima