A Sigma Tratamento de Águas possui amplo portfólio de equipamentos para desarenação, atendendo às necessidades de remoção de areia do meio líquido. A empresa dispõe de um trabalho contínuo no desenvolvimento de equipamentos, visando a elevada qualidade de seus produtos e o desempenho excepcional no atendimento à necessidade de cada cliente, garantindo e protegendo as etapas seguintes do processo de tratamento de águas e efluentes.

Todo processo de tratamento de água e efluentes requer uma atividade preliminar de remoção da areia presente no meio líquido a ser tratado. Este resíduo pode danificar as tubulações e equipamentos das etapas seguintes do tratamento, além de não ser permitida a presença de areia no resultado final do efluente tratado.

O processo de separação do resíduo ocorre principalmente por sedimentação gravitacional, que pode ser acelerada por meio de mecanismos como hidrociclone, sistema de aeração e sistema tipo vórtex.

A sedimentação dos grãos de areia se dá em razão da sua maior densidade em relação ao líquido, sendo a areia depositada no fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica, de menor densidade e sedimentação mais lenta, permanece em suspensão, seguindo para as unidades posteriores do processo de tratamento.

A remoção da areia sedimentada no fundo do tanque pode ser realizada por meio de bombeamento, sistema air-lift, raspadores ou roscas transportadoras.

Algumas tecnologias permitem ainda a remoção de gordura concomitantemente com a remoção da areia, reduzindo a carga orgânica a ser depurada nas etapas seguintes do tratamento.
Abaixo encontram-se as principais tecnologias de separação e remoção de areia.

SIGMA tecnologia de Desarenação

CONCENTRADOR E CLASSIFICADOR DE AREIA

CLASSIFICADOR DE BRAÇOS OSCILANTES

SEÇÃO QUADRADA

VORTEX

Longitudinal com Remoção por Air Lift ou por Bombeamento

Conte com a Sigma para tirar seus projetos do papel

entre em contato