A Sigma Tratamento de Águas fornece um amplo portfólio de equipamentos para adensamento de lodo, atendendo às necessidades de cada processo. A Engenharia da Sigma realiza um trabalho contínuo no desenvolvimento de equipamentos, visando a elevada qualidade e o desempenho excepcional no atendimento à necessidade de cada cliente, garantindo e protegendo as etapas seguintes do processo de tratamento de águas e efluentes.

Os adensadores de lodo são amplamente utilizados em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), Estações de Tratamento de Água (ETAs) e efluentes industriais, tendo por finalidade adensar ou reduzir o volume liquido do lodo proveniente de processos de decantação ou sedimentação, tornando-o mais denso e com maior concentração de sólidos.

O princípio de funcionamento do adensador gravimétrico é por meio do recebimento do lodo proveniente de etapas de sedimentação, em que o lodo é encaminhado para o interior do adensador, pelo centro ou lateral do tanque. Um defletor circular central dirige o fluxo do lodo para baixo, forçando a sua deposição no fundo. O clarificado é recolhido na canaleta periférica do tanque e retorna para o tratamento primário. O raspador direciona o lodo decantado para o poço central onde o mesmo é acumulado e concentrado para ser removido por carga hidráulica ou bombeamento para o processo subsequente de desidratação.

A Sigma possui diversas tecnologias e concepções de equipamentos para remoção e adensamento de lodo, de acordo com as características e necessidades de cada projeto e com mecanismos dedicados à necessidade singular de cada processo. Por meio do esforço e dedicação em garantir um processo de seleção confiável e eficiente, a Engenharia da Sigma oferece um amplo portfólio de layout e perfis que são adaptados às necessidades locais de cada processo, garantindo a proteção das instalações nas etapas posteriores. A maior parte dos nossos equipamentos é construída em monoblocos, permitindo uma integração perfeita com estações novas ou existentes, em que todos os projetos são simulados e/ou testados em fábrica, para uma operação contínua de alto desempenho e confiabilidade nos sistemas de tratamento de águas e efluentes.

Tecnologia de Adensadores de lodo

Acionamento Central

Acionamento Periférico

Conte com a Sigma para tirar seus projetos do papel

entre em contato