Reabilitação e Manutenção dos Removedores da ETA Guaraú 2019

Publicado em 1 de julho de 2021

CLIENTE

A Sabesp surgiu em 1973 com o objetivo de implementar as diretrizes do governo brasileiro estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento, o PLANASA. Desde sua constituição, outras empresas públicas ou sociedades controladas pelo Estado de São Paulo, ligadas ao fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no estado, foram incorporadas à Sabesp. Em 2002, aderiu às regras do Novo Mercado do Brasil, Bolsa, obteve o registro na Securities and Exchange Commission (SEC), dos Estados Unidos, a partir daí suas ações passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque. Em 2008, deu-se a ampliação de sua expansão geográfica e adição de novos tipos de serviços relacionados com o saneamento ambiental e energia. Em setembro de 2017 foi aprovada a Lei Estadual nº 16.525/17 que autoriza o Governo do Estado de São Paulo (GESP) a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar a totalidade das ações da Sabesp pertencentes ao GESP. A Sabesp é a responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos. Portanto, é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. Em parceria com empresas privadas, a Sabesp atua também na Praia Grande – SP, além de ter parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos estados de Alagoas e Espírito Santo. A empresa ainda realiza serviços de consultoria no Panamá e em Honduras. Além dos serviços de saneamento básico, a Sabesp está habilitada a atuar nos mercados de drenagem, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. A missão da Sabesp é ‘prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente’. Visa ser reconhecida como uma empresa que universalizou os serviços de saneamento em sua área de atuação, de forma sustentável e competitiva, com excelência no atendimento ao cliente.

PROJETO

A Estação de Tratamento de Água do Guaraú – SP, administrada pela Sabesp, foi projetada para operar com uma capacidade de 33 m³/s, o que a torna uma das maiores estações de tratamento de água do mundo. A ETA é responsável pelo abastecimento de quase metade da população da Região Metropolitana de São Paulo e está em funcionamento desde meados da década de 70. Na ETA Guaraú, o lodo é constantemente retirado por meio de braços dos removedores de lodo circulares, para um poço central do decantador e bombeada para o canal de águas residuais da estação. Os braços dos removedores giram dando uma volta completa a cada 3 horas. Em cada decantador estão instalados dois removedores de lodo. Tendo em vista o benefício de manter o efetivo funcionamento e atendimento à população, a necessidade de reforma dos removedores de lodo dos decantadores da estação é prioridade pois, como toda estrutura de equipamentos e máquinas, o tempo provoca desgaste na vida útil dos mesmos, gerando a necessidade das manutenções corretivas que requerem, a princípio, apesar das manutenções preventivas, a reforma completa de todos os itens analisados e inspecionados que possam vir a afetar os equipamentos e, assim, comprometer a qualidade da água produzida na estação de tratamento do Guaraú. Por meio de análise prévia de especialistas e engenheiros da Sabesp, levantou-se a necessidade, então, da prestação de serviços para substituição de estruturas e equipamentos dos removedores de lodo dos decantadores da ETA do Guaraú.

SOLUÇÃO

A SIGMA foi contratada para a realizar a reabilitação e a reforma dos removedores de lodo circulares dos decantadores, identificando e tomando ações nos componentes que necessitassem de manutenção preventiva e corretiva.

REALIZAÇÃO

Reabilitação e Reforma dos Removedores 09 a 12 da ETA Guaraú, sendo completamente reformados. Em cada decantador estão instalados 02 (dois) removedores de lodo. Para essa reforma, foi necessária a desmontagem de todo o equipamento e seus componentes, por exemplo: ponte de acesso, base de acionamento, acionamento duplo, gaiola central do removedor e braços raspadores. O projeto, do ano de 1987, está sendo mantido em sua originalidade e adaptado paras as necessidades atuais pela SIGMA.

Especificação Técnica:

Removedor de lodo 09 à 12: equipamento: Clarificador de Água
Marca: DORR-OLIVER (1975) – Adequado e Reformado pela SIGMA 2020.
Tipo: Mecânico c/ Acionamento Duplo
Acionador: Tipo 24 AS-3B Tipo do Mecanismo Central: 80 S2
Modelo: Square-X 150’ (ft)
Série: 86038 A Ano de Fabricação: 1987

Principais reformas e realizações:

Ponte de acesso;
Desmontagem total do equipamento;
Base central do acionamento;
Pista dos rolamentos;
Esferas do rolamento;
Carcaças dos redutores primários e secundários;
Todas as peças empenadas e danificadas substituídas;
Trocados todos os motorredutores;
Gaiola Central;
Reparos nos módulos;
Braços raspadores;
Lâminas raspadoras de cantos;
Mancal de fundo na gaiola;
Novo sistema de mancal inferior com placa de sacrifício em UHMW;
Alinhamento geral do removedor;
Testagem geral para o funcionamento dos equipamentos e posterior startup.

Precisando entrar em contato?

Nos envie um e-mail ou ligue: (11) 4056-6265