Modernização e Reabilitação da ETE ABC 2019

Publicado em 1 de julho de 2021

CLIENTE

A Sabesp é a responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos. Portanto, é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. Em parceria com empresas privadas, a Sabesp atua também na Praia Grande – SP, além de ter parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos Estados de Alagoas e Espírito Santo. A Sabesp ainda realiza serviços de consultoria no Panamá e em Honduras. Além dos serviços de saneamento básico, a Sabesp está habilitada a atuar nos mercados de drenagem, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. A missão da Sabesp é ‘prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente’. Visa ser reconhecida como empresa que universalizou os serviços de saneamento em sua área de atuação, de forma sustentável e competitiva, com excelência no atendimento ao cliente.

PROJETO

Com base em estudos e levantamentos da Sabesp, a estação de tratamento de esgoto do ABC, a ETE ABC, localizada na divisa da cidade de São Paulo com São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, necessitava de automatização e reabilitação do seus equipamentos e máquinas, vitais no tratamento do esgoto. A estação encontrava-se com reduzida capacidade de vazão de água tratada por conta de problemas mecânicos e desgaste de seus equipamentos. Iniciou-se, então, a licitação para a revitalização da sua planta, a ser realizada por uma empresa com excelência na qualidade e durabilidade, com a missão de automatizar e reabilitar o sistema da estação, visando recuperar a sua capacidade de vazão de água tratada.

SOLUÇÃO

A SIGMA Tratamento de Águas foi contratada para automatizar e reabilitar a estação de tratamento de esgotos ETE ABC, contemplando a composição da prestação de serviços de engenharia para a automatização e reabilitação dos decantadores 1A, 1B, 2A, 2B.

Da mesma forma, a SIGMA Foi responsável por realizar a manutenção corretiva dos sistemas eletromecânicos das pontes primárias relacionadas, de modo a produzir o aumento de confiabilidade operacional, reduzindo o número de paradas indesejadas por desalinhamentos e falhas críticas dos caminhos de rolamento. Essa solução ampliou a segurança operacional do sistema, evitando a quebra e desgaste acentuado de elementos de translação, sanando problemas operacionais críticos. Para tanto, foram propostas ações de fornecimento, automação, instalação e reabilitação com a prestação de serviço especializado com excelência em qualidade e durabilidade dos serviços e equipamentos utilizados no projeto.

REALIZAÇÃO

Para atender a crescente demanda de tratamento de esgoto do ABC, a Sigma pode realizar o projeto de reforma e remodelamento dos 4 removedores de lodo retangulares presentes na planta de São Caetano-SP.

Os equipamentos de mais de 15m de dimensão entre eixos e 60m de caminho linear sobre o tanque possui alta repetibilidade de parada e manutenção, dificultando a operação e a qualidade do efluente tratado.

Para Sanar os problemas operativos e de desgaste natural do equipamento a Sigma restaurou e propôs novos sensores e parametrizações para que os removedores funcionem de forma linear e constante, tendo seus esforços e rotações considerados para atenderem a crescente necessidade de tratamento de esgoto.

Os braços de raspagem e trucks foram restaurados e trocados, permitindo um funcionamento síncrono e eficiente. Ainda foram trocados os vertedores e placas defletoras das comportas já desgastadas pelo grau de desgaste e intempéries apresentadas na planta assim como as esteiras portas cabo, que apresentavam auto índice de quebras oriundas dos desalinhamentos presentes no equipamento anterior á reforma.

Os misturadores e todos os guarda corpos da unidade foram restaurados para atender as necessidades de instalação da planta.

A operação ocorre de modo automático através de sensores intertravados e parametrizados em painel fornecido pela Sigma permitindo completa operação do equipamento.

Precisando entrar em contato?

Nos envie um e-mail ou ligue: (11) 4056-6265