Grade Mecanizada , Rosca Transportadora e Comporta para as ETEs de DOM PEDRO e GRAJAÚ em São Paulo – SP 2018

Publicado em 1 de julho de 2021

CLIENTE

A Sabesp é a responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos. Portanto, é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. Em parceria com empresas privadas, a Sabesp atua também na Praia Grande – SP, além de ter parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos estados de Alagoas e Espírito Santo. A empresa ainda realiza serviços de consultoria no Panamá e em Honduras. Além dos serviços de saneamento básico, a Sabesp está habilitada a atuar nos mercados de drenagem, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. A missão da Sabesp é ‘prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente’. Visa ser reconhecida como uma empresa que universalizou os serviços de saneamento em sua área de atuação, de forma sustentável e competitiva, com excelência no atendimento ao cliente.

PROJETO

Os sistemas de gradeamento instalados anteriormente são notadamente ineficientes, ocorrendo constantes passagens de materiais fibrosos e sólidos em suspensão que provocam o entupimento de bombas submersíveis, além de provocar o desgaste prematuro de peças dos conjuntos hidráulicos e girantes. Essa situação ocasiona alto custo de manutenção corretiva nas bombas, provocando alto índica de indisponibilidade operacional das Estações de Tratamento de Esgoto Dom Pedro e Grajaú com, consequente, afogamento do ITA 01 e emissário da EEE Grajaú, provocando o aumento da carga hidráulica nestes e em diversos pontos onde ocorre entupimento dos mesmos. Esse quadro já se repetiu diversas vezes ao longo dos últimos anos, obrigando a SABESP a realizar serviços de desassoreamento e desentupimento de redes coletoras e poços úmidos, causando prejuízos operacionais diversos. Mostrou-se necessária a substituição completa das grades instaladas, fornecendo e instalando novos equipamentos mecanizados e automatizados para realização constante do gradeamento do esgoto a montante na EEE Dom Pedro e na EEE Grajaú. Esta medida sanou problemas operacionais críticos, sendo efetivadas as ações de remoção, fornecimento, instalação e reabilitação das ETEs com a prestação de serviço especializado para atendimento à Sabesp.

SOLUÇÃO

A SIGMA, por meio de uma análise crítica do problema, apresentou a solução de gradeamento através da Grade Mecanizada Inclinada Tipo Correntes, modelo GICO, um equipamento destinado à remoção de material sólido do efluente e projetado para ser instalado em um canal de seção retangular por onde flui esse efluente. A SIGMA projetou esse equipamento para ser uma grade modular, visto poder ser utilizada de maneira versátil tanto em uma estação como em outra, sendo adaptável seu dimensionamento, no caso de utilização na ETE Dom Pedro e depois na ETE Grajaú, senda necessário apenas a retirada de partes e alguns ajustes otimizados. Em conjunto com a solução apresentada, também foi fornecido o equipamento denominado Bomba Parafuso para Material Gradeado, modelo BPMG, que é um equipamento especial utilizado para o transporte de detritos sólidos. Normalmente é utilizado em conjunto com algum tipo de gradeamento, podendo também ser aplicado em outro material, como lodo de centrífuga. Por último, a solução da comporta de fundo com atuador elétrico, modelo CFAE, que é um equipamento destinado à retenção de líquidos em tubos, canais, canaletas, câmaras, tanques e lagoas, entre outras aplicações, sendo operada com atuador elétrico.

FORNECIMENTO

Sistema de gradeamento mecanizado do tipo Grelhas Subverticais de Barras Paralelas para elevatória, aplicado no coração da cidade de São Paulo, Parque Dom Pedro. Esse sistema estava com previsão de ser desativado em 2 anos. O desafio da SIGMA foi criar um equipamento robusto e, ao mesmo tempo, modular que a tivesse a versatilidade de levar para outra elevatória, localizada no bairro Grajaú.

O equipamento consiste em uma peneira com barras na parte inferior que retem os sólidos. Posteriormente, os sólidos retidos são retirados por um conjunto de rastelos ligado às correntes e são direcionados para uma caçamba de entulhos.

Todo o sistema é construído em aço inoxidável com tampas para eliminar odores, de fácil remoção. A estrutura da máquina foi confeccionada em módulos para ser desmontada e utilizada em outra estação, com dimensões menores, localizada no bairro do Grajaú.

Precisando entrar em contato?

Nos envie um e-mail ou ligue: (11) 4056-6265